sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

O JOGO DE BARALHO

COMO OBTER SABEDORIA E/OU ADQUIRIR AUTOCONHECIMENTO EM UM JOGO DE CARTAS!
por Chico filho

Existe certo preceito/recomendação de origem moral e religiosa de que os jogos seriam um grande desvio de conduta.

Mas estamos nos referindo ao prazer salutar e ao justo e merecido descanso após longas lutas de um guerreiro. E caso este argumento não fosse suficiente par anos livrar do “inferno” apregoado, resta-nos dizer em alto e bom som; não se está jogando /tergivando, muito menos apostando nenhum níquel sequer; muito menos valores sólidos e princípios básicos.

Assim sendo, não venha São Pedro e suas hierarquias impedir, obstaculizar com senões a entrada do meu progenitor nas odes celestiais, por fazer valer a sua meticulosa observação e astúcia frente à mediocridade dos seus adversários.

Lembrem-se sempre que aquele três (três) sem valor aparente, de qualquer naipe, descartado no início do jogo de buraco, o meu pai sempre soube e saberá que está em suas mãos!
Ao meu pai, um poço de sabedoria com e sem as academias oficialmente reconhecidas, ao observá-lo nas jogadas, tipo TSU-TSU – a arte da guerra – nos palcos e tapetes do jogo de cartas!

O PAI E A AGRICULTURA
por Paulo Sávio

Em meados da década de setenta iniciei o meu gosto de acompanhar papai em suas atividades agropecuárias. Ao chegar ao campo e apreciar a liberdade, ele abria os pulmões e exclamava – ô ô cambito ô ô cambito...

O interessante é que seus irmãos Zezé, Nicanor e Sebastião também gostavam de lidar com a pecuária. Quantas vezes saímos juntos para curar e averiguar as criações...

Na Jacuba, em companhia do Sr. Geraldo, aprendemos que cada trabalhador tem suas ferramentas – enxada e foice – para a lida diária, mas depois das tarefas realizadas um bom lanche e momentos livres para gozar do merecido descanso e da liberdade no campo.

Em nossa casa, no pequeno terreiro, tivemos: abelhas, laranjas, abacates, criação de galo, criação de canários, fogão a lenha e serragem, diversos canteiros com variadas espécies de acordo com cada época do ano.

Enfim, meu pai cultivou uma diversificação de propostas no labirinto rural e transmitiu para os filhos o gosto e o valor da vida próxima à natureza.






Nenhum comentário:

Postar um comentário